Localizado numa urbanização mista de prédios multifamiliares e moradias unifamiliares, situado em Águas Santas, o lote apresenta a singularidade de ser completamente rodeado de arruamentos municipais públicos, qual ínsua no meio do rio, anulando a convencional designação e diferenciação da fachada entre a principal e a das traseiras, com a carga negativa que normalmente se lhe atribui. Assim o prédio revela-se no seu conjunto com o mesmo valor e qualidade de tratamento de fachadas, resultando mais qualificado e qualificador do espaço envolvente.
Implantado num local calmo e de grande harmonia urbanística que lhe advém da qualidade arquitetónica das construções envolventes, com a máxima expressão no complexo da Quinta da Caverneira, que resultou da recuperação da antiga casa da quinta, agora transformada em museu/auditório/cafetaria, com a sua área verde envolvente, constituindo-se como polo cultural de referência.
Atualmente servido pelo transporte ferroviário através da estação de S. Gemil, será esta oferta alargada futuramente pela extensão da rede do metro do Porto, com estação prevista na nesta zona conhecida por Caverneira, por daqui se ter extraído a pedra com aquele nome, que serviu as principais obras realizadas na cidade do Porto. Até lá, está disponível uma vasta rede de transportes rodoviários na Rua D. Afonso Henriques.
Assim, por se situar entre uma escola primária e outra secundária, oferta completada com centros de apoio pós-escolar nas imediações das mesmas, este empreendimento configura-se seguramente como um dos melhores lugares para viver.
18
Individuais / Lugares de garagem
2007
Caverneira, Maia
Apartamentos, Prédio, Urbano